-
Arquitetos: Paulo Moreira Architectures
- Área: 220 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um prédio burguês localizado no centro do Porto é transformado numa casa de cinco quartos. O projecto desenrola-se em duas vertentes: por um lado, uma reabilitação cuidada da estrutura existente, usando materiais e técnicas de construção tradicionais; por outro lado, a inserção de novos volumes de madeira, contendo zonas de serviço e infraestrutura.
Os novos volumes de forma triangular adaptam-se às características de cada divisão, criando variações a partir de uma família única de elementos. Os volumes acolhem sanitários, armário, arrumos e kitchenette, permitindo o uso independente de cada unidade, caso necessário. As características originais tais como as paredes de granite, os tectos de estuque, os barrotes de madeira, as portadas, as portas, a escadaria e a claraboia são recuperadas de uma forma respeituosa e ‘silenciosa’. Cada quarto realça características diferentes, criando uma singularidade especial.
Os materiais utilizados variam entre madeira e mármore, estuque, azulejo e granite. Apesar da sua variedade, a combinação de tons e texturas reforça o diálogo entre o novo e o antigo. Os temas da reabilitação tradicional e adições contemporâneas extende-se ao exterior, onde um pequeno quarto técnico era necessário. A solução em forma triangular confere coerência ao todo o conjunto.